Radio 2,4Ghz Turnigy 6X + Arduino = Rover Truck

Falaaa galeraa!

Bom como prometido, post do Rover Truck, novamente espero que já tenham assistido o video, mas senão…

 

Também utilizamos o mesmo esquema, somente com um Arduíno Leonardo (Indiferente da montagem):

Duplo Driver de motor DC - Cópia

 

O esquema é o mesmo, somente temos uma modificação numa variável no código:


/*********************************
***Autor: Leonardo Dalla Porta****
***********14/11/2014*************
*************Atenção**************
***O Codigo esta livre para uso,**
*desde que seja mantida sua fonte* 
********e seu autor.**************
********Faça um bom uso***********
***Att. Equipe LDPEletroncis******
*********************************/

int canal = 1; 
int canal2 = 2;
int count = 0;

int Pin1 = 4; // Pino de leitura cima/abaixo
int Pin2 = 5; // Pino de leitura lados

int FrenteD = 6; // Motor da direita para frente
int FrenteE = 9; // Motor da esquerda para frente

int TrasD = 10; //Motor da direita para trás
int TrasE = 11; //Motor da esquerda para trás

///Variaveis do codigo
int Var0 = 0;
int Var1 = 0;
int Var2 = 0;
int Var3 = 0;

void setup()
{

 pinMode(Pin1, INPUT); 
 pinMode(Pin2, INPUT);
 pinMode(FrenteD, OUTPUT);
 pinMode(FrenteE, OUTPUT);
 pinMode(TrasD, OUTPUT);
 pinMode(TrasE, OUTPUT);
 
 } 

void loop()
{
/////////////////Joystick para cima/baixo///////////////////////// 

 canal=pulseIn(Pin1, HIGH); // Efetua a leitura ppm do pino 1
 
 if(canal<=1690 && canal>=1590 ) //Caso o Joystick estiver no meio, nao fazer nada
 {
 digitalWrite(FrenteD, LOW);
 digitalWrite(FrenteE, LOW);
 digitalWrite(TrasD, LOW);
 digitalWrite(TrasE, LOW);
 }
 
 if(canal<1590) // Comparador para ir para frente
 {
 Var0 = map(canal, 1090, 1590, 255, 0); // Mapeia os valores recebidos para valores validos
 analogWrite(FrenteD, Var0);
 analogWrite(FrenteE, Var0);
 analogWrite(TrasD, 0);
 analogWrite(TrasE, 0);
 }

 
 if(canal>=1690) // Comparador para ir para trás
 {
 Var1 = map(canal, 1690, 2200, 0, 255); // Mapeia os valores recebidos para valores validos
 
 analogWrite(TrasD, Var1);
 analogWrite(TrasE, Var1);
 analogWrite(FrenteD, 0);
 analogWrite(FrenteE, 0);
 }

///////////////////Joystick para os lados//////////////////////////

count = pulseIn(Pin2, HIGH); //Efetua a leitura ppm do pino 2
 

 if(count<1590)
 {
 Var2 = map(count, 1090, 1590, 255, 0); // Mapeia os valores recebidos para valores validos
 analogWrite(FrenteD, 0);
 analogWrite(FrenteE, Var2);
 analogWrite(TrasD, Var2); //Dependendo de seu carrinho modifique essa linha
 analogWrite(TrasE, 0);
 }

 
 
 if(count>=1690)
 {
 Var3 = map(count, 1690, 2200, 0, 255); // Mapeia os valores recebidos para valores validos
 
 analogWrite(TrasD, 0);
 analogWrite(TrasE, Var3); //Dependendo de seu carrinho modifique essa linha
 analogWrite(FrenteD, Var3);
 analogWrite(FrenteE, 0);
 }
 
 } 


 

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

27 respostas para Radio 2,4Ghz Turnigy 6X + Arduino = Rover Truck

  1. w0303224 disse:

    Parabéns pelo projeto. Qual a referência do receptor utilizado?

    Curtir

  2. Elton disse:

    boa noite gostaria de saber se eu colocar um módulo Joystick Analógico (x,y) nesta mesma configuração de montagem como você postou gostaria de saber se irá funcionar pois gostaria de fazer um carro controlado com controle mas com fio e que faz a mesma função que você montou
    Obrigado
    Elton

    Curtir

  3. ernandi disse:

    Boa tarde eu não estou acertando o codigo com o joystick eu pretendo fazer um tanque que se mova para em x e y pelo controle analogio (joystick) com 2 motores apenas.Gostaria de saber se voce poderia me ajudar.

    Obrigado

    Elton

    Curtir

  4. Amaral disse:

    Boa noite estou com uma duvida tenho uma ponte h L298N pois nas entradas In1 In2 …aprece In1 no pino e atras deste pino aparece 5v estou na duvida tenho que ligar todas essa entradas

    Curtir

  5. Amaral disse:

    Olá boa noite eu comprei uma ponte H L298N pois estou com uma duvida na entradas In1,In2…
    tem mais um pino logo atras In1(ipino) 5V(pino) nao é como as outras que tem somente In1,In2, In3,In4 .
    Se puder tirar minha duvida obrigado fiz ligaçoes de acordo com um site tenho na saida do motor A e B 0.33v positivo e negativo

    Curtir

  6. Amaral disse:

    Ele é um shield tem para acionar motor A e B porem estou com duvida nas entradas se tiver um e-mail de mando a foto
    obrigado

    Curtir

  7. Amaral disse:

    E ai tudo blz?
    eu mandei um codigo do airduino a respeito do acionamento de motor eu gostaria que desse uma olhada

    Obrigado Elton

    Curtir

  8. eu tenho um turnigy 9x queria colocar no lugar da ponte h os esc bruced vc poderia me ajudar como eu aço assim ?
    meu email cls231@hotmail.com
    otimo projeto !!!

    Curtir

  9. Arthur Costa disse:

    Boa tarde Leonardo.

    Estava a procura de um projeto desse fazia tempo. Tenho uma duvida, como faço pra ler o sinal que vem do receptor através do serial monitor do arduino? procurei alguns codigos mas não achei nada…

    Curtir

  10. Pedro Henrique disse:

    Muito bom o projeto.
    Estou com uma dúvida. Quando efetua a leitura ppm do pino 1 com canal=pulseIn(Pin1, HIGH).
    Os valores 1690, 2200… usados nos if são padrão para todos rádios controles de 2,4GHz?
    Obrigado pela atenção.

    Curtir

  11. Ranulfo de Oliveira e Silva disse:

    CARA VC É SHOW, DANDO AULA A TODOS, MUITO BOM SEU PROJETO. MECHO UM POUCO COM ELETRÔNICA E QUERIA QUE MEU FILHO TIVESSE TBM ESSA APTIDÃO. QUANDO VI SEU PROJETO, PENSEI QUE TBM PODERIA SER MEU FILHO.
    LEONARDO CONTINUE ASSIM SENDO UM CARA MUITO INTELIGENTE.
    SEU PAI DEVE TER ORGULHO DE VC.
    TINHA VONTADE DE FAZER ALGO ASSIM EM UMA CÂMERA, MAS NÃO SABIA COMO, JÁ QUE NÃO MANJO MUITO O ARDUÍNO.
    MAS DEPOIS DESSE PROJETO, TUDO FICOU MAIS FÁCIL.
    SÓ ME RESPONDE UMA COISA, POSSO USAR O ARDUÍNO MINI, NO LUGAR DESSE ARDUINO QUE VC USOU ?

    MEU NOME É RANULFO DE OLIVEIRA, E MEU EMAIL É ranulfo.silva@gmail.com
    VALEU MESMO.

    Curtir

    • Boa noite!

      Nossa, muito obrigado por tudo! Sempre tento fazer o que posso em ajudar a todos, Apoio sua ideia de ensinar isso ao seu filho, é muito divertido e tem uma vasta area para atuar no futuro…

      Sobre sua pergunta, sim, você pode usar o MINI não tem problema algum, só basta cuidar na hora do Upload, para estar tudo configurado certo!
      Abraço!
      E novamente, Muito Obrigado!

      Curtir

  12. FLAVIO disse:

    tenho uma ponte h l293d ,parece que o sinal esta fraco,ea ponte vai pro um lado devagar ,pro outro mais devagar ainda ,o que pode ser
    Desde ja agradeço

    Curtir

  13. Muito bom seu projeto mas você sabe me dizer se posso usar o arduino nano e a ponte h l293d com seu codigo do seu projeto?

    Curtir

Deixe um comentário